Páginas

30 de março de 2012

Semana Santa

Semana Santa - Passo a Passo

Olá Galerinha de Jesus!!!!!!!!!

No dia 05/04/2012, quinta-feira, iniciamos o tríduo pascal, ciclo de três dias em que celebramos uma só missa e celebramos os mistérios de nossa redenção/salvação (Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo).


Em cada dia da Semana Santa, iniciando no Domingo de ramos, relembramos algum fato ou pessoa importante nesse caminho doloroso de Jesus que nos trouxe a vitória da vida sobre a morte.

No Domingo de Ramos, nós contemplamos a entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, montado num jumentinho e sendo aclamado com palmas, ramos e louvores por todo o povo daquele lugar

Na Segunda Feira Santa, contemplamos a prisão de Jesus e sua flagelação.

Na Terça Feira Santa, contemplamos o encontro doloroso de Jesus com sua Santa Mãe Maria no caminho do Calvário.

Na Quarta Feira Santa, contemplamos a pessoa de Nossa Senhora como a Virgem das Dores que nos consola e quer consolar também seu filho Jesus.

Na Quinta Feira Santa iniciamos o tríduo pascal relembrando a ultima ceia onde Jesus institui o Sacramento da Comunhão e da ordem. Nesse dia, pelo servir (lavar os pés dos discípulos) e pelo mistério da Sagrada Comunhão, se é instituído o sacramento sacerdotal. Neste dia acontecem as missas dos Santos Óleos na parte da Manhã, a Missa de Lava-Pés no início da noite e ao fim da Missa, a adoração eucarística relembrando os momentos de Jesus e sua agonia no horto das oliveiras. 

Na Sexta Feira Santa, único dia que não se celebra a Santa Missa em nenhuma igreja do mundo, contemplamos o mistério da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Além de ser flagelado e ter que carregar a cruz, Jesus é crucificado entre dois ladrões, perde toda a sua figura humana e sofre assim também o "abandono" do Pai  e morre pedindo ao Pai que nos perdoe de nossos pecados.  
No Sábado Santo contemplamos a madrugada onde Maria Madalena e outra mulheres vão visitar o Sepulcro onde está nosso Senhor Jesus Cristo e têm a notícia de quem aquele que elas procuram entre os mortos, Vive novamente. Neste dia acontece a Mãe de todas as vigílias, a mais importante de todas: A Vigília Pascal, onde nosso Senhor ressurge e nos dá a sua paz. 
No Domingo, contemplamos a Vida! A Vida que renasce! A Vitória da Vida sobre a morte. A passagem da escravidão para a liberdade. Da morte para a vida. É Páscoa, Jesus Ressuscitou...
Beijins

0 comentários:

Postar um comentário