Páginas

14 de fevereiro de 2012

Sinal da Cruz

O SINAL DA CRUZ

Vocês sabem qual o sinal que é usado quando damos ou recebemos a bênção de alguém? 

Sim! O sinal da Cruz.

O sinal da Cruz é o sinal do Cristão.

Quando e como a cruz se tornou o sinal de todos os cristãos?

Como você já sabe, Jesus morreu pregado numa cruz há quase 2000 anos. Naquele tempo era comum condenar os criminosos a morrer assim. E, às vezes, morriam também na cruz pessoas condenadas injustamente como Jesus.

Como Jesus morreu na cruz, esta se tornou o sinal de todos os cristãos.


Quem é cristão?

Cristão são todos os que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. Você também é um cristão.


Quem sabe me dizer quando nos tornamos cristãos?

É pelo Sacramento do batismo que nos tornamos cristão.

 


Vocês já sabem como devemos fazer o sinal da Cruz?

Nós podemos fazer o sinal da Cruz de dois modos: Um mais completo , que nós chamamos persignar e outro mais breve , que chamamos benzer.




Como nós podemos nos persignar?

Ao nos persignar, fazemos com o dedo polegar três pequenas cruzes: uma na nossa testa, dizendo + Pelo Sinal da Santa Cruz+ pedindo a Deus que nos livre dos maus pensamentos, das heresias e ideologias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e que Ele mantenha a nossa inteligência alerta contra todas as embustes e ciladas do demônio; outra na boca, sobre os lábios, dizendo +Livrai-nos Deus, Nosso Senhor+ para que Ele nos livre das más palavras,para que de nossa boa só saiam palavras de louvor, de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua Misericórdia e do Seu Amor e não dos nossos méritos, que as nossas palavras jamais sejam ditadas para ofender o nosso irmão; e outra no peito, dizendo +dos nossos inimigos+ pedindo a Deus que  nos livre das más obras que tem origem em nosso coração, para que Ele nos proteja contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios, para que façamos do nosso coração uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo, para que o nosso coração seja como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus.




Portanto, nos persignamos dizendo:

“Pelo sinal da Santa Cruz + Livrai-nos Deus, Nosso Senhor + Dos nossos inimigos + e terminamos benzendo-nos + Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”




Esta palavra AMÉM, com que terminamos as orações é uma palavra hebraica que quer dizer: Assim é; assim aconteça; é verdadeiro o que disseste, deves confiar, acredita, assim seja.



Na Santa Missa há um momento em que devemos nos persignar, quando é enunciado o evangelho que será lido.


Vamos agora aprender a nos persignar...




O Sinal da Cruz mais breve, é o que usamos para benzer-nos, fazemos levando a mão direita à testa dizendo: Em Nome do Pai, prolongando o sinal até o centro do peito, dizendo , e do Filho, e depois o outro sinal do ombro esquerdo para o ombro direito, dizendo, e do Espírito Santo. Amém!”



Devemos prestar atenção a um detalhe muito importante...


Quando fazemos o sinal da Cruz dizemos: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, invocamos sobre nós as Três Pessoas da Santíssima Trindade: que são Três Pessoas num só DEUS. Por isso usamos a palavrinha e... Não podemos separá-Los, pois o Amor que uniu o Pai e o Filho foi tão forte e tão essencial, que Se transformou na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
 

Vamos agora aprender a fazer o Sinal da Cruz. Por ser este o sinal dos cristãos, você deve fazê-lo sempre e com muito respeito e amor a Deus, sem pressa e sem dizer ou fazer brincadeiras.



Quando você costuma fazer o sinal da Cruz? 
Sim! O Sinal da Cruz deve ser feito logo que acordamos, para que DEUS, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia.

Devemos também marcar a nossa fronte com o sinal da Cruz: a cada movimento, a cada passo, ao entrar ou sair de casa, ao acender as luzes, antes de comer e beber, quando nos reunimos para praticar alguma ação, ou no ato de partir para qualquer lugar, antes de começar nossas orações e após terminá-las, quando passamos em frente a Igreja, ao entrarmos na Igreja.



Vocês já observaram onde a cruz está presente?

A cruz está sempre presente dentro e fora das Igrejas cristãs, nas vestes do Sacerdote, nos terços, na hóstia, na bíblia, nas portas, nos altares, nas torres, quando abrimos os braços, vemos também a cruz sobre muitos túmulos dos cemitérios cristãos, também na casa de pessoas cristãs é comum vermos uma cruz na parede ou sobre um móvel. 


Beijins

fonte - http://www.jardimdafe.blogspot.com/2012/02/eu-apoio-esta-iniciativa.html

2 comentários:

Cristiane disse...

OLÁ , QUE BOM QUE ESTÃO GOSTANDO DAS MINHAS POSTAGENS,NÃO OS NOTEI COMO SEGUIDORES AINDA, EU TB COPIO MAS COSTUMO CITAR SEMPRE O LINK DE ONDE COPIEI,OLHE ESTA POSTAGEM E VERÁ, SIGA ESTA DICA TB.ABRAÇOS EM CRISTO JESUS.

http://www.jardimdafe.blogspot.com/2012/02/eu-apoio-esta-iniciativa.html

Unknown disse...

Por favor gostaria q vcs tirace uma dúvida, no sinal da cruz, eu devo toca o centro do peito ou na barriga?

Postar um comentário