Páginas

14 de novembro de 2011

Padroeiro da nossa Paróquia

SENHOR BOM JESUS DOS AFLITOS

“É preciso que diante dos olhos da nossa alma se apresente Cristo – o Cristo do Getsêmani, o Cristo flagelado, coroado de espinhos, carregando a cruz e enfim crucificado” (João Paulo II, 12/03/2000).
Existem diferentes invocações e representações do "Senhor Bom Jesus", nas 202 paróquias a Ele dedicadas no Brasil. Em Portugal o título aplica-se normalmente à imagem de Jesus Crucificado. Em nosso país, diversas igrejas mantém essa representação, como o Santuário de Bom Jesus da Lapa BA, a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas MG (onde, porém, a imagem do Bom Jesus corresponde àquela que conhecemos como “Senhor Morto”) e grande número de Paróquias em todo país.
Os Santuários históricos do estado de São Paulo (Iguape, Tremembé, Bom Jesus dos Perdões e Pirapora do Bom Jesus) e as igrejas que deles derivam, representam o Bom Jesus na cena em que Pilatos o apresentou ao povo: "Eis o homem!" (Jo 19, 5), flagelado, coroado de espinhos e coberto com o manto púrpura.
Existem, porém, outras representações, normalmente relacionadas aos sofrimentos e à Paixão do Senhor, como o Bom Jesus da Coluna (atado à coluna da flagelação), o Bom Jesus da Pedra fria (ou da Paciência), sentado. Muito conhecida é a imagem do Bom Jesus dos Passos, levando a cruz. Há também as imagens do Bom Jesus do Horto, do Bom Jesus dos Aflitos (ou dos Pobres Aflitos), do Bom Jesus da Boa Morte, etc.
Fonte - http://www.bja.org.br


Beijins

0 comentários:

Postar um comentário