Páginas

13 de setembro de 2011

Quem escreveu a Bíblia?

      
       Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Foram diversos autores. 
    Deus se serviu de diversos tipos de pessoas para escrever a Bíblia: homens e mulheres, jovens e adultos, mães de família, reis, doutores e pastores, operários de várias profissões. Gente instruída, que sabia ler e escrever e gente simples que só sabia contar histórias. Gente viajada e gente que nunca saiu de casa; sacerdotes e profetas. Gente de todas as classes, todos os convertidos e unidos na mesma preocupação de construir um povo irmão, onde reinasse a fé, a justiça, a fraternidade, a fidelidade a Deus e onde não houvesse opressor e nem oprimido.
    Eles escreveram por inspiração de Deus. Isto não quer dizer que Deus foi ditando, lá do céu e eles foram escrevendo...
    
    "Para escrever livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e através deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (DV11) - (CIC 106).
   
    Eles escreveram os acontecimentos do Povo de Deus. Mas nem todos os acontecimentos foram escritos; apenas foram escritos os fatos mais importantes da grande História do Povo de Deus.
    O modo de falar da Bíblia é o mesmo modo de falar da época em que cada livro foi escrito. Isto é importante conhecer e considerar, para que não fiquemos presos aos símbolos e aos sinais que são usados na Bíblia.
   
   "Para descobrir a intenção dos autores sagrados, é preciso ter em conta as condições do seu tempo e da sua cultura, os gêneros literários em uso na época, os modos de sentir e narrar, correntes naquela época. Porque a verdade é proposta e expressa de modos diversos, quando se trata de gênero históricos, proféticos, poéticos ou outros" (DV 12,2) - (CIC 110)
    
    Às vezes, não é fácil compreender o que está escrito porque a linguagem é diferente da nossa. Muitas vezes não entendemos palavras usadas pelos nossos avós 50 anos atrás. Então, o que dizer das palavras que foram escritas há mais de 2000 anos?
    A fé do antigo povo e dos cristãos reconhece que a Bíblia foi escrita por homens que sentiram a inspiração de Deus e colocaram a seu serviço a inteligência e o conhecimento que tinham da vida e da história do povo, a sensibilidade humana, sua fantasia e reflexão. Eram homens que receberam a inspiração de Deus. "Toda Escritura é divinamente inspirada" (2Tm 3, 16-17).
    Por essa razão pode-se dizer que a Bíblia é obra de Deus, é o livro de Deus, mas também Livro da Fé e da Vida de um povo.
    A Bíblia é a Palavra de Deus na forma humana (1Ts 2, 13). Para os cristãos, a Bíblia é o livro mais importante dentre os milhões de livros já escritos até hoje.


Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.

PAZ E BEM
BEIJINS

0 comentários:

Postar um comentário