Páginas

10 de agosto de 2011

15 de Agosto - Dia do Coroinha!!!!



Olá amiguinhos
1508 tarcisio

Neste mês de agosto,comemoramos a festa de São Tarcísio .

Mas quem é esse Santo tão venerado e lembrado em nossas orações e  que é considerado padroeiros dos Coroinhas?

Por isso, vamos conhecer um pouco da vida deste Santo.

 São Tarcisio viveu por volta do ano de 258 da era cristã , Tarcísio era acólito, acompanhando o próprio Papa na celebração Eucarística. Durante a terrível perseguição de Valeriano, muitos cristãos foram presos e condenados à morte. Nas tristes prisões , os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer - se com Cristo Eucarístico (chamado viático). Às vésperas de numerosas execuções de mártires , o Papa Sixto II não sabia como levar o Pão dos Fortes àquelas heróicas testemunhas de Cristo que estavam na cadeia.Foi então que Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo-se pronto para essa piedosa tarefa. Com relação ao perigo, Tarcísio afirmou que se sentia forte, disposto antes a morrer que a entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos. Comovido por essa coragem , entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam ser distribuídas como viático aos próximos mártires . Tarcísio passando pela Via Apia , a grande estrada ao lado da qual se encontram as catacumbas , alguns rapazes notaram sua estranha compostura e começaram a fazer perguntas do que levava, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém ,julgando ser coisa indigna de entregar, negou-se terminantemente a fazê-lo. Foi então por eles torturado , batido e apedrejado. Após sua morte , revistaram-lhe o corpo e a caixinha , e nada foi achado do Sacramento de Cristo.Seu corpo foi recolhido por um soldado ocultamente cristão de nome Quadrado, que o levou ás catacumbas, onde recebeu honorífica sepultura.Conservam-se ainda nas catacumbas de São Calixto inscrições e restos arqueológicos que atestam a veneração que Tarcisio granjeou na Igreja Romana.Tarcisio foi declarado padroeiro dos Coroinhas, porque servem ao Altar ao Presbítero, e como exemplo de São Tarcisio, guarda a Sagrada Eucaristia com sua própria vida.Sua festa é celebrada dia 15 de agosto.


SER COROINHA



O que é Coroinha?

Menino ou Menina que nas paróquias e nas comunidades exerce o serviço no altar e nas celebrações liturgicas.
O Coroinha participa das celebrações; ele não é um enfeite. Ele tem a função importante: realiza com responsabilidade um Ministério,um serviço importante.



O que é preciso para ser coroinha?

1. Ter muita boa vontade e disponibilidade para com Deus e para com a comunidade.
2. Esforçar-se para ser cada vez melhor, procurando viver o que Jesus viveu.




ORAÇÃO

Obrigado, meu Jesus, pelo convite que recebi para participar do grupo de coroinhas. Sinto-me feliz e honrado com essa participação nas celebrações eucarísticas. Senhor, dá-me a graça de ser fiel aos compromissos desta missão para que possa maninfestar a toda comunidade a minha alegria de ser o teu discípulo.








         Coroinhas na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes


Coordenação da Pastoral dos Coroinhas 
                       Sonia e Jaqueline






Coroinhas :
Andrezza
Estefani
Gean
Gustavo
Joicy
Junior
Leticia
Luan
Maicon
Nicoli Rosa
Nicolly
Thais
Victor
Vitoria




Abaixo algumas fotos dos coroinhas de nossa Comunidade.













Neste sábado, dia 13 de Agosto as 09:30 horas da manhã, teremos em nossa Comunidade o encontro mensal dos Coroinhas, na Igreja .


Venha ser um Coroinha!
Um sorriso pode alegrar e dar a esperança a vida de muitas pessoas!

De todas as crianças do mundo...
sempre unidas e amigas!!!

Beijins

1 comentários:

Ministério de Acólitos disse...

Venho parabenizar pelo site e aproveitar o encejo para convidar a participar e ser membro de nosso blog: conexaoacolitato.blogspot.com
Fica en pace el Signore te benedica!!!

Postar um comentário