Páginas

20 de julho de 2011

BOM DIA

Hoje vamos conhecer um pouco da historia da nossa Igreja Matriz, situada em Porto Belo.

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos



Nossa Igreja Matriz  foi tombada pelo patrimônio histórico em 25 de junho de 1998, sendo a segunda construção mais antiga da nossa cidade.
Ela foi construída em 1814, tendo a obra sido iniciada como de costume na época, pela Capela Mor (fundos da igreja), utilizou-se mão de obra escrava e as paredes foram construídas com pedras e argamassa à base de óleo de baleia.
Dez anos depois da construção, a capela foi transformada em paróquia e espaço tornou-se pequeno. Vendo a necessidade de algo maior, por volta de 1824 iniciou-se então a construção provisória da nave (local onde ficam os bancos), até a vinda da verba para algo fixo.

Mais de 50 anos depois, quando os moradores de Porto Belo ainda conviviam com um templo de chão batido e paredes em ruínas, foi finalizada a nave de alvenaria.


Localizada de frente para o mar, a igreja Matriz de Porto Belo faz parte da vida da maioria dos moradores, principalmente os mais antigos, que a tem como sua morada.
Por volta de 1863 chegou à igreja a imagem de Nosso Senhor dos Passos, trazida por caravelas portuguesas, que tinham como destino o Rio Grande do Sul. Desde então conhecida pela excelência náutica a cidade de Porto Belo foi escolhida para que a caravela se refugiasse de uma tempestade. A pedido dos moradores, a imagem permanece na igreja até hoje.
Cada cantinho da construção faz parte de uma história, uma igreja simples, construída com o suor de toda uma comunidade.

Esta é a historia da Nossa Igreja Matriz.


Bejins

0 comentários:

Postar um comentário